Plano de marketing nas redes sociais – Como elaborar o seu

Ter um bom plano de marketing nas redes sociais, antes de fazer qualquer coisa nesta área, é o primeiro passo para quem deseja ter sucesso nesta dimensão do marketing digital, tão importante nos dias de hoje.

O grande problema é que muitas empresas, talvez baseadas na experiência de uso pessoal das mídias sociais, simplesmente ignoram esta importante etapa do processo, e como resultado, não obtêm os resultados desejados.

Eu concordo que a parte operacional das ações de marketing é muito mais sedutora do que a parte de planejamento, mas não adianta, sem um planejamento estratégico de marketing nas redes sociais, as chances de sucesso nesta área se tornam bastante reduzidas.

Visando facilitar a vida de quem está começando agora a explorar o universo do marketing nas redes sociais, elaboramos um roteiro básico do que é necessário para a montagem de um plano de marketing nas mídias sociais, para que você possa dar seus primeiros passos.

O passo a passo de um plano de marketing nas redes sociais

Em um ambiente onde os diversos canais de marketing digital se encontram altamente relacionados, é essencial que um bom plano de marketing nas redes sociais seja abrangente e detalhado, e justamente por isso dividimos este nosso roteiro em 7 tópicos.

  1. Definição de objetivos da marca nas redes sociais
  2. Avaliação dos recursos disponíveis para as ações de marketing
  3. Identificação do público-alvo e Persona de Marketing
  4. Definição das mídias sociais a serem utilizadas
  5. Criação de perfis e páginas nos canais em que a marca vai atuar
  6. Produção de conteúdo para publicação
  7. Definição de sistemas de monitoramento de resultados

Leia atentamente cada um deles, faça as suas anotações e comece a fazer o esboço das diretrizes que irão orientar você na estruturação do planejamento em social media marketing.

1 – Definição de objetivos da marca nas redes sociais

Um bom plano de marketing nas mídias sociais começa pela definição dos objetivos da marca nestes canais. Você precisa estabelecer desde cedo que tipo de resultados deseja com as ações que irá empreender.

Exposição da marca, geração de leads, fidelização de clientes e vendas diretas, estão entre estes objetivos e é importante que eles estejam definidos para que você possa determinar quais são os recursos e ferramentas que irá utilizar durante o processo.

Além disso, é preciso trabalhar com objetivos bastante específicos e mensuráveis, para que possamos ao final do processo, analisar os resultados de cada uma das ações de marketing digital nesta área.

2 – Avaliação dos recursos disponíveis para as ações de marketing

Embora muita gente insiste em acreditar que o marketing nas redes sociais é gratuito, o fato é que não há, nos dias de hoje, como implementar campanhas profissionais nesta área sem investimentos.

O alcance orgânico das publicações em canais como Facebook, Instagram e LinkedIn é muito reduzido e impulsionar publicações é fundamental para se conseguir um bom alcance. Além disso, temos os anúncios, produção de conteúdo, arte e ferramentas, que obviamente custam dinheiro.

Por isso, logo na etapa de planejamento estratégico de campanhas nas redes sociais, devemos estabelecer qual o orçamento disponível para o projeto.

3 – Identificação do público-alvo e Persona de Marketing

Conhecer muito bem o público para o qual serão dirigidas as suas campanhas é outro fator determinante para o sucesso de qualquer campanha de marketing digital, e quando falamos em redes sociais não é diferente.

Faça uma análise minuciosa de quem é o seu público-alvo para poder segmentar suas ações de forma mais precisa e apresentando o seu conteúdo de forma mais apropriada para as pessoas que você deseja impactar com as suas publicações e anúncios.

Feito isso vamos então a criação da Persona de Marketing, a personificação deste público-alvo, incluindo aí suas características demográficas, interesses e hábitos de utilização dos meios digitais.

4 – Definição das mídias sociais a serem utilizadas

Esta é outra etapa importante do seu plano de marketing nas redes sociais, visto que é preciso identificar quais dos canais de mídias sociais são mais adequados para o seu caso. Achar que a marca precisa estar presente em todos eles, é um dos grandes erros do marketing em redes sociais.

Redes sociais como Facebook e Instagram, são mais adequadas para marcas que trabalham com produtos e serviços de grande apelo visual, como moda e acessórios, turismo e gastronomia. Já as empresas do segmento B2B, encontram no LinkedIn seu melhor ambiente.

5 – Criação de perfis e páginas nos canais em que a marca vai atuar

Uma vez escolhidos os canais em que a marca irá atuar, é hora então de partirmos para a parte operacional do plano de marketing nas redes sociais, criando e configurando estes canais, de forma profissional.

Será necessário conhecer detalhadamente cada um dos recursos oferecidos por estes canais, para poder configurá-los de forma adequada para poder extrair o máximo das ferramentas oferecidas.

Será necessário também promover as configurações de rastreamento de ações no site da marca, como a correta instalação do Facebook Pixel, LinkedIn Insight Tag e a tag de conversão do Twitter, por exemplo.

6 – Produção de conteúdo para publicação

Em marketing nas mídias sociais o conteúdo é tudo, pois é ele o responsável pela criação de laços de relacionamento com o seu público. Por isso, prepare desde o início o material que irá usar em suas primeiras ações, para que você não seja atropelado pelas demandas da campanha.

Para proporcionar uma melhor experiência para os visitantes de seus canais nas redes sociais é necessário desenvolver artigos de boa qualidade para o blog da marca, arte para publicações e vídeos.

Isso leva tempo e por isso, planejar com antecedência é fundamental e uma das principais características de campanhas bem-sucedidas nas redes sociais.

7 – Definição de sistemas de monitoramento de resultados

Finalizando, um bom plano de marketing nas redes sociais deve prever também quais serão as formas de monitoramento para que possamos mensurar os resultados de nossas ações de maneira precisa e técnica.

A mensuração de resultados em das ações de marketing nestes canais, como colocado por Jim Sterne em seu livro Métricas em Mídias Sociais, vai muito além do número de seguidores do perfil ou página. É preciso entregar resultados papáveis.

Para isso, o primeiro passo é fazer as configurações de mídias sociais no Google Analytics e sistemas de automação de marketing que você estiver utilizando. Em seguida, será necessário configurar funis de conversão e relatórios específicos para acompanhamento destes resultados.

Como você pode ver, o marketing nas redes sociais envolve muito planejamento e por isso, não se deixe cair na armadilha da precipitação, pois como costumo dizer em nosso curso de planejamento estratégico de marketing nas redes sociais, cada minuto investido nesta etapa será regiamente recompensado na forma de resultados.

E você? Teria alguma sugestão a acrescentar a este roteiro de plano de marketing nas redes sociais? Deixe o seu comentário e participe.

Por Alberto Valle

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