Metaverso e Marketing Digital – Uma dupla de peso que promoverá mudanças

O que o metaverso e marketing digital têm a ver? Existiria alguma relação de causa e efeito no crescimento desse novo conceito no marketing digital?

De tempos em tempos temos uma nova tendência. No entanto, algumas possuem o poder de revolucionar hábitos e costumes, como foi o caso das redes sociais, por exemplo.

Outro bom exemplo foram os aplicativos de mensagens, como o Messenger e WhatsApp que reduziram custos, facilitaram a comunicação e oferecem a cada dia mais funcionalidades e recursos.

O metaverso, o ambiente de interação virtual com recursos de realidade virtual e aumentada, apresenta um potencial ainda maior que os exemplos citados anteriormente.

O conceito, na verdade não é tão novo assim, pois foi sugerido em 2015 no romance de ficção científica Snow Crash, de Neal Stephenson.

Adotado agora como uma das principais tendências tecnológicas digitais, o metaverso ganha cada vez mais destaque, com anúncios de investimentos bilionários feitos pelas big techs.

Até aí tudo bem, mas o que metaverso e marketing digital têm a ver? Bem, parte da resposta está no nome das empresas e pessoas envolvidas com essa nova tendência.

Vejamos o caso de Mark Zuckerberg, fundador e presidente executivo do Facebook, que agora passou a se chamar de Meta, disse, em entrevista ao site The Verge, que “ao invés de apenas ver o conteúdo, você estará dentro dele”.

Outras grandes companhias como Microsoft, Nvidia, Tencent, Roblox Corporation e Epic Games, responsável pelo fenômeno dos videogames Fortnite, também estão na competição para o desenvolvimento das suas plataformas de metaverso.

Você se lembra daquele joguinho chamado Second Life, um mundo virtual onde as pessoas criavam avatares e assumiam uma vida digital. O metaverso é mais ou menos isso, só que elevado a enésima potência.

Um momento de transformação digital

Este é um movimento que foi impulsionado pela adoção de tecnologias, acelerada pela pandemia, que acabou por abrir caminhos para novas soluções e realidades, e entre essas novas oportunidades o metaverso e marketing digital andarão de mãos dadas.

Uma pesquisa conduzida pelo braço de inteligência da agência Wunderman Thompson com mais de três mil participantes dos Estados Unidos, Reino Unido e China aponta que 93% dos consumidores concordam que a tecnologia é o nosso futuro, 76% dizem que sua vida cotidiana e atividades dependem dela e mais da metade (52%) afirma que sua felicidade está diretamente atrelada a ela.

Este é um movimento que foi impulsionado pela adoção de tecnologias, acelerada pela pandemia, que acabou por abrir caminhos para novas soluções e realidades, e entre essas novas oportunidades o metaverso e marketing digital andarão de mãos dadas.

Uma pesquisa realizada pelo braço de inteligência da agência Wunderman Thompson com mais de três mil participantes dos Estados Unidos, Reino Unido e China aponta que 93% dos consumidores concordam que a tecnologia é o nosso futuro,

76% dizem que sua vida cotidiana e atividades dependem dela e mais da metade (52%) afirma que sua felicidade está diretamente atrelada a ela.

Marketing Digital e Metaverso

A união entre o marketing digital e metaverso

Para o marketing digital, o metaverso é um novo universo, literalmente, pois a tendência é que ele passe a fazer parte do dia a dia das pessoas no ambiente online.

Com a implementação, teremos novas oportunidades para explorar e oferecer diferentes soluções, estruturas e um horizonte aberto para trabalhar a criatividade em um ambiente de grande imersão, tanto a partir da realidade virtual quanto em realidade aumentada.

Os usuários poderão dar vida aos seus avatares, criando um jeito próprio de ser e estabelecendo gostos e desejos de consumo;

É nesse ponto que o metaverso e marketing digital começam a conversar. É Claro que as marcas criarão uma estratégia de marketing digital para interagir com os consumidores neste novo ambiente.

Elas buscarão implementar estratégias de comunicação próprias para essa nova dimensão que, para alguns analistas, será um gêmeo digital do mundo físico.

Veja um exemplo. Os avatares que usam determinado estilo de roupa poderão contar com lojas virtuais que ofereçam itens específicos para aquele ambiente, criando assim uma integração entre o universo virtual compartilhado e o mundo real.

Está é apenas uma das possibilidades da parceria entre o metaverso e marketing digital que podem ser criadas.

Entre as tendências do marketing digital para o próximo ano, o ambiente do metaverso deve estar, não porque venha a se tornar uma realidade gritante em um curto espaço de tempo, mas a médio/longo prazo será uma questão de extrema importância.

As marcas também poderão desenvolver experiências, como um show em ambiente exclusivo ou que ofereça uma vista privilegiada, ou ativações, como dirigir uma Fórmula 1 em Mônaco, na Itália.

Exemplos como o show do Travis Scott no jogo Fortnite, que atraiu mais de 12,3 milhões de visualizações no pico da live, serão cada vez mais comuns enquanto parte deste novo universo. Essas são apenas algumas ideias pensando na replicação do real para o virtual.

Descrito como o futuro da internet, o metaverso já tem os elementos embrionários entre nós. Podem ser percebidos em diversas áreas e a partir de ações como produtos lançados e comercializados apenas digitalmente, como roupas, tênis, viagens imersivas e até imóveis.

A Mars House, primeira casa totalmente digital do mundo, por exemplo, foi vendida por US$ 500 mil dólares.

Existem ainda empresas que usam o ambiente virtual como espaço de teste: lançam um produto digital e, a depender da resposta, podem transformá-lo em um ativo físico.

O papel das criptomoedas

O metaverso é um espaço onde surgem oportunidades nas mais diversas áreas. Falamos até maqui em metaverso e marketing digital, mas até as criptomoedas estão envolvidas nesse processo.

As oportunidades também passam pelas conexões com outros ativos digitais, como criptomoedas e as NFTs – Non-Fungible Tokens. As criptomoedas do metaverso podem assumir diversos formatos.

As marcas podem apresentar uma edição limitada de algum produto e fazer a tokenização, garantindo aos avatares a propriedade.

As possibilidades do metaverso, a partir da própria evolução do ecossistema e do seu amadurecimento, serão cada vez mais profundas e imersivas.

Como esse macroambiente já está em ebulição, quem não quiser ficar para trás precisa começar a agir agora.

É necessário entender que o metaverso não será um espaço apenas de socialização, e sim o lugar onde a vida acontece, unindo trabalho, compras, interação e tudo mais, inclusive ações de marketing digital.

As experiências imersivas, hoje já importantes e presentes para as gerações Alpha e Z, irão se aprofundar e aperfeiçoar

E você o que acha? Acredita que o metaverso e marketing digital farão uma boa parceria? Deixe o seu comentário.

Por Daniel Kaminitz no Guia do Marketing

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